quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Um pouco de história

Quem nunca sonhou com um embate entre personagens de Tekken contra personagens de Virtua Fighter, ou com a possibilidade de usar o Leon do Resident Evil 2 como lutador? Na versão 2D, era possível equiparar lutadores de Street Fighter contra os de Mortal Kombat graças a uma engine chamada MUGEN, de autoria de uma companhia japonesa chamada Elecbyte. Fui muito viciado em MUGEN, cheguei a ter mais de 200 lutadores escolhidos a dedo dentre os chars mais bem-feitos pelos maiores fanáticos por MUGEN do Brasil e do mundo.

E quem nunca pensou em fazer isso em 3D? Usar polígonos, em vez de sprites? Modificar o estilo de luta e fazer o Yoshimitsu lutar como o Mitsurugi? Customizar geral? Ou mesmo fazer seu próprio personagem (Em jogos mais recentes já é possível, ainda que com certas limitações)?

Então, de repente dou de cara com um tal de "Blade", e quando vou abrir seus diretórios, olha a surpresa: Seu sistema de arquivos é organizado modularmente, quase como o MUGEN! Por muito tempo, fiquei matutando como modificar aqueles diretórios para poder adicionar futuros personagens. Fiz muita coisa besta, como adicionar um ninja do BlitzFighter (Uma engine de luta baseada no BlitzBasic, que nunca saiu do pré-Alpha), no Blade, tentar inserir esse mesmo ninja também na Ignite (Outra engine de luta obscura), baixar trocentos modelos e engines, achando que sem estudar eu sairia do lugar.

Tá, apesar das burradas, mantive todo o material em uma pasta chamada carinhosamente de "Projeto Porrada", onde tal material aguardava uma chance para mostrar sua utilidade. Na verdade, aguarda até agora.

Este é o Blade. Joguinho de samurai despretensioso, pelo jeito, feito no 3D Game Studio

Outra coisa tosca que eu fiz foi baixar o maior número possível de games 3D para fins de ripagem. Ripar tanto modelos quanto animações (principalmente!) e sons. Ainda tô baixando, mas ainda não será desta vez que eu vou jogar com a Nadjeed do Battle Tryst.

Ainda não será desta vez... =(

Foi quando comecei a mexer no 3D Game Studio, graças a dois tutoriais obscuros que ensinavam a criar um game de luta. Mas, haviam certos problemas de encontrar opções inexistentes na minha versão do 3D game Studio. Então, eu notei que havia baixado o 3D Game Studio A7, enquanto os tutoriais foram feitos para a versão A5, anterior. Ou seja, de volta à estaca zero.

Baixei engine atrás de engine, algumas nada a ver com luta, como a The 3D Gamemaker, outras tão desconhecidas que nem suporte online tem, como a própria Ignite e a brazuca Cadabra 3D. Me concentrei em baixar materiais (Modelos, mocaps/animações, texturas, jogos pra ripar...) e decidir a engine depois.

Mas de repente, dou de cara com outra engine chamada 3D Game Builder que, além de ter muitas facilidades, foi desenvolvida no Brasil! Só o precinho que não é lá aquela maravilha (R$ 80 a versão ilimitada), mas o criador pretende disponibilizar a versão ilimitada gratuitamente em breve. Então, esperarei.

Quem sabe, o primeiro jogo de luta 3D brasileiro não saia de uma engine 3D brasileira?

Nenhum comentário:

Postar um comentário