quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Engines fracassadas ou quase, parte 2: Ignite

Ignite foi um projeto antigo (2002), de um cara só, que teve a cara e a coragem para tentar desenvolver uma engine dedicada a jogos de luta 3D. Tinha o jogo em si (Uma demo), um editor, um editor gráfico de máquina de estado finito (GFSM), um renderizador OpenGL,  e o necessário pra bagaça rodar.

O que deu errado?

-"Bloco do Eu Sozinho": Hyun Jin Cho, o criador de Ignite, achou que poderia fazer tudo sozinho: Gráicos, animação, programação...
-Formatos proprietários: Na minha opinião, o maior erro de uma engine, seja lá do que for, é criar formatos proprietários sem um "exportador" para formatos públicos. Com o fim da engine, sem um hex-editor, movimentos e modelos ficam perdidos.
-Falta de documentação: O cara fazia tudo da cabeça, daí, quando dava um erro, tinha que recompilar tudo de novo.
Como honra a seu legado, o cenário de Ignite, por ser infinito (Estilo Tekken 3) será o meu primeiro cenário feito para EF-12. O problema são as animações, já que o modelo da Cate Archer eu posso pegar do jogo de onde o Hyun Jin Cho pegou.

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