sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Engines fracassadas ou quase, parte 5: BlitzFighter 3D

A tentativa era fazer um jogo de luta usando a linguagem BlitzBasic. A demo era a mais básica de tudo, não rinha som, não tinha cenário, não tinha movimentação 3D, não tinha nada. Só os dois bonecos e as barras de vida mais básicas do universo.

O que deu errado?

Simplesmente o cara viu que a coisa não daria certo e abandonou o projeto. Os personagens eram o ninja do Psionic, em duas cores diferentes (Vermelho e azul) - E repetidos, totalizando 4 ninja.
(Vale uma nota aqui, ele também marca presença no Open Fighting Game, desta vez, na cor verde.)

Só dá pra aproveitar as texturas, porque não tô nem um pouco interessado em mexer com arquivo .b3d, e aposto que o ninja do OFG tá bem melhor estruturado.


Projetos fracassados ou quase, parte 4: Underground Fighting

Este aqui não seria uma engine, seria um jogo completo feito no 3D Game Studio. A foto é da versão 0.1b, a única disponível, mas já estava na 0.1c, que estava bem mais avançada - Que se perdeu com o fim da Easy-Sharing

O que deu errado?

Não faço a menor ideia, o jogo tinha tudo pra bombar. Personagens da vida real (Lutadores semi-profissionais que queriam um pouco mais de visibilidade), sistema de luta realista, engine estável, cheguei a conversar com o Christian Graugart (Um dos "personagens") pra ver se ele tinha uma copia da versão mais avançada, mas ele não tinha.
Mas uma das razões do fracasso foi ter confiado em apenas um site de download para depositar sua demo, que poderia ser continuada. Se eu conseguir piratear o Andrew para a EF-12, estou no lucro!

A S20 Games sumiu do mapa, mas o site continua ativo, sabe-se-lá por quê: http://ugfighting.50webs.com

Neste site (http://ugfighting.tripod.com/down.htm) você pode baixar a versão mais antiga, mostrada na foto abaixo: Super bugada, sem IA, só um personagem, mas com uns comandos interessantes, umas passadas de jiu-jitsu, vale a pena piratear.

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Engines fracassadas ou quase, parte 3: Open Fighting Game

O Open Fighting Game foi uma tentativa de se criar um jogo de luta totalmente editável a partir da engine OGRE. Chegou a ter um fórum de discussão onde se comentava o progresso e as mudanças feitas no projeto. Chegou a ter uma demo, chamada Blue Sun Warriors. Por ser baseado na OGRE, os formatos eram públicos, e poderiam atrair entusiastas da Engine.

O que deu errado?

-Muita sede ao pote: Eles queriam algo grandioso em curto espaço de tempo e com pouco pessoal. Como não conseguiram o resultado esperado no tempo estimado, o projeto que surgiu em 2009, morreu em 2012.
-Falta de um Editor próprio: As modificações seriam feitas usando a própria OGRE.
-Falta de colaboradores: Visitei o fórum quando ainda aberto, praticamente uma ou duas pessoas que tocavam o projeto pra frente, o resto simplesmente só postava sandices e queria resultados.

Os personagens podem ser convertidos, mas infelizmente, a EF-12 ainda não tem limitador de cenário e nem scripts para ring-out

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Engines fracassadas ou quase, parte 2: Ignite

Ignite foi um projeto antigo (2002), de um cara só, que teve a cara e a coragem para tentar desenvolver uma engine dedicada a jogos de luta 3D. Tinha o jogo em si (Uma demo), um editor, um editor gráfico de máquina de estado finito (GFSM), um renderizador OpenGL,  e o necessário pra bagaça rodar.

O que deu errado?

-"Bloco do Eu Sozinho": Hyun Jin Cho, o criador de Ignite, achou que poderia fazer tudo sozinho: Gráicos, animação, programação...
-Formatos proprietários: Na minha opinião, o maior erro de uma engine, seja lá do que for, é criar formatos proprietários sem um "exportador" para formatos públicos. Com o fim da engine, sem um hex-editor, movimentos e modelos ficam perdidos.
-Falta de documentação: O cara fazia tudo da cabeça, daí, quando dava um erro, tinha que recompilar tudo de novo.
Como honra a seu legado, o cenário de Ignite, por ser infinito (Estilo Tekken 3) será o meu primeiro cenário feito para EF-12. O problema são as animações, já que o modelo da Cate Archer eu posso pegar do jogo de onde o Hyun Jin Cho pegou.

Engines fracassadas ou quase, parte 1: Cadabra 3D

A Cadabra 3D tinha tudo pra dar certo: Uma engine brasileira, usando uma linguagem de programação brasileira (Lua), era free, tinha muito potencial, e teria uma parte dedicada especialmente a jogos de luta, inclusive com direito a uma demo que o William Malouk me passou.

O que deu errado?

-Prioridades. Engines free não dão dinheiro, e William foi cuidar de seu negócio, afinal... Há que se por comida na mesa.
-Ausência de tutoriais: Os arquivos em Powerpoint explicavam só o básico, se você quisesse fazer um jogo tipo Girlfight, teria que se virar nos 30.
-Impossibilidade de exportar: Os formatos de modelo da Cadabra (.cdm) são proprietários. Ou seja, se eu quisesse exportar a boate Inferno (Cenário do jogo Girlfight) para usar em outro jogo, teria que molhar a mão do Will para ele desenvolver um exportador para outro formato.
-"Bloco do Eu Sozinho": O Will praticamente tocava a engine sozinho. Chegou uma hora em que foi preciso dar uma pausa e cuidar do que realmente interessa.
Uma pena, teria tudo pra dar certo. Mas nem tudo está perdido: Will disse que planeja, um dia, retomar com a engine.
Só não sei quando.

Nova engine de luta 3D: Baseada no Unity, dedicada a 2.5D e... BRAZUCA!

HUE TOTAL !!!
Essa engine tá no ar desde o ano passado, mas ainda não tinha falado dela por duas razões:

1--) Eu, sinceramente, da minha parte, não achava que iria dar futuro. Porque...
2--) É paga, e não é barata!

Ao contrário da EF-12, o foco da Universal Fighting Engine são os jogos ditos "2.5D": Possuem modelos e gráficos 3D, mas jogabilidade totalmente 2D, embora já tenha prometido "modo 3D" também. Ou seja, galera que curte SF4, MK9 e Killer Instinct ONE, vai tirar a barriga da miséria. E a galera do MUGEN (Famosa "engine" de jogos de luta 2D) está com as orelhas viradas pra UFE, também.

Mas aí, tem sempre que ter um CHINA no meio, pra fazer este MILAGRE:

UM JOGO COM PERSONAGENS DE FILMES DE ARTES MARCIAIS!!! TODOS ELES ESTÃO REPRESENTADOS: Bruce Lee, Jackie Chan, Jean-Claude Van Damme, Tommy Jaa, Jet Li, e até uns coadjuvantes de respeito. Só faltaram dois obrigatórios aí: Steven Seagal e Noryuki "Pat" Morita. Meu, olha a fluidez dos movimentos, o figurino, os cenários...  Street Fighter 4 PRA QUÊ?

E O JOGO FOI FEITO NA ENGINE BRASILEIRA!!!

Pra se ter uma ideia do impacto desse jogo feito pelo Jay Lee, eu baixei a Unity, um alpha da UFE e tô estudando Unity. Não, não vou trocar minha EF-12 pela UFE, ufanismo brazuca à parte. Mas, eu pretendo usar (Via Unity) as ferramentas da UFE, e depois reconverter tudo para formatos usáveis na EF-12. Ou seja, vou animar no 2D pra piratear pro 3D. Comprar a UFE modo Source seria mais justo (E fácil), mas:

1--) Eu não tenho a grana pedida, sou um liso, recebo menos de meio salário por um trampo de meio período.
2--) Mesmo que eu tivesse a grana, eu não tenho cartão de crédito, e a Asset Store da Unity (Que vende a UFE) só aceita cartão ou PayPal. E, como para abrir conta no Paypal precisa ter cartão de crédito, é trocar seis por meia dúzia.

Quais são as minhas intenções com a UFE? Reproduzir movimentos de personagens de jogos esquecidos da era 16 Bits, mas principalmente, Art of Fighting 3, cujos movimentos dos personagens foram rotoscopados de pessoas reais.

Fiquem com mais um pouco de Kings of Kung Fu, com direito a Chuck Norris levando um PAU TORADO do Bruce Lee! xD