segunda-feira, 10 de novembro de 2014

[Xablau] Jogando um jogo diferente com conceito parecido: Mushroom Kingdom Fusion

Havia um certo tempo (Uns certos ANOS), eu havia baixado um game fanmade, feito no Game Maker, com uma proposta original: Personagens de várias franquias de um mesmo gênero (Plataforma) participando de um jogo em comum. Esse jogo era o Mushroom Kingdom Fusion.

Resolvi baixar a versão mais recente e ver o quanto que mudou. O que antes era um alpha, agora está mais consistente, mais variado e, principalmente, mais "original". Todas as músicas, com exceção das "fanfarrinhas" de entrada e fim de fase, são versões remix de vários jogos das franquias envolvidas, e há também muitos conceitos originais.

Jogar Tetris: Você está fazendo isso errado, Mario!

Bom, vamos começar pelos personagens: Disponíveis para jogar temos Mario, Luigi, Wario, Sonic, Tails, Megaman, Roll, Protoman, Zero, Vile (Subchefe de Megaman X), Link, Arthur (Ghouls N' Ghosts), Ryu Hayabusa (Ninja Gaiden), Simon Belmont (Castlevania), Classic Mario e Classic Luigi (Versão NES) e o ÜBER APELÃO Meta Knight. Ainda têm à mostra, mas indisponíveis, Kirby e Samus Aran (Super Metroid).
As versões de Mario e Luigi são de Super Mario 3, que possuem mais power-ups. Zero é o do Megaman X3, Simon é do Super Castlevania IV e Ryu é do Ninja Gaiden Trilogy. Já a Roll, por sua vez, é sprite original, baseada no Megaman.

Megaman no castelo do Koopa

Como eu uso JoyToKey, fica fácil de jogar. O botão de pausa, no mapa, permite salvar o jogo, trocar de personagem, e acessar algumas coisas típicas de betas, como número de frames por segundo. Há uma demora quando eu escolho o personagem, mas quando ele entra na fase, as músicas de entrada de fase, saída de fase e morte do personagem, os power-ups, o som de vida extra e o HUD são mudados para estarem de acordo com o personagem em questão. Há o botão de pulo, o botão de ataque, e dois botões com funções que variam de acordo com o personagem.

Sonic contra aquele bicho feio do Doom.

O primeiro "mundo" e o Mushroom Kingdom e o personagem default, lógico, é o Mario. Não sei se há nas outras fases, mas nas fases do Mario, vez por outra, há moedas vermelhas escondidas entre as moedas comuns. Se juntar as 8 moedas, você recebe um prêmio perto do fim da fase. Há também cristais, que eu não sei de que jogos são, mas que devem servir como grana para as lojas. Sim, há lojas, nas quais você pode comprar power-ups e outros "facilitantes" (Destaque pro Beat, o passarinho de Megaman que te livra de uma queda fatal). Como eu tô jogando pouco, só fui até o mundo do Sonic, onde foi recriada a Bridge Zone da versão do Master System, mas com música e gráficos decentes!

Um ninja contra monstros e fantasmas.

O que mais impressiona, no entanto, são as mecânicas de jogo. Ryu Hayabusa, por exemplo, pode escalar paredes como no jogo Ninja Gaiden III. O chicote de Simon pode ser usado pra qualquer lado, e ele pode usar sub-armas, Sonic ganha velocidade conforme corre, Zero pode acumular energia pra soltar um ataque triplo... E Arthur fica só de cuecas quando atingido uma primeira vez. Mas nada supera o ÜBER APELÃO Meta Knight, que parece o Kirby com espada e armadura, é o único que consegue matar fantasmas e outras criaturas "imorríveis", possui uma variedade incrível de golpes, e sua capa vira um par de asas permitindo dar mais cinco saltos depois do primeiro. Morra de inveja, Alucard!

Baixinho, mas invocado!

Falando em Alucard, que lembra Metroidvania... Esse projeto me deu mais ânimo para o meu próprio projeto, Xablau, que terá a mesma premissa, mas será um Metroidvania e sem personagens "engraçadinhos". Mas, como Game Maker parece complicado (Que o diga o cara que resolveu recompilar seu fangame de Castlevania na Unity), estou pensando em usar a Unity. Só preciso de um pouco de tempo livre.