quinta-feira, 23 de abril de 2015

EF-12 e UFE: Prós e Contras de cada engine de luta 3D

Vou fazer uma análise superficial sobre os prós e os contras dessas duas únicas engines 3D dedicadas a jogos de luta. A análise leva em conta fatores que eu considero importantes, mas que talvez outros não considerem.

Começando pelo preço, e nessa, a engine brazuca (Na verdade uma ferramenta para usar na Unity) leva um Hadouken de cara. US$ 300,00 a versão mais completa, com direito a código-fonte aberto e tudo. Conforme vai barateando, vai perdendo funções (E a demo, gratuita, só permite jogar, nada de "mexer"). Por sua vez, a EF-12 apela para a consciência de cada um, no sistema "Dê o quanto acha que vale", mas o download é gratuito, e você pode fuçar nas entranhas da engine sem medo. Onoguchi-san agora está apelando para, olha só, a Asset Store da Unity, para capitalizar seu projeto, vendendo movesets de luta para usar na personagem Unity-chan, feitas por ele mesmo. Ponto: EF-12.

Agora, exigência de hardware, e nessa, a Universal Fighting Engine mete um Shoryuken impiedoso. Ao contrário da EF-12, a UFE não necessita de placa gráfica pra rodar de forma decente. Meu computador é daqueles vendidos em lojas, Semp Toshiba, com placa de vídeo onboard, rodou a UFE super redondinho, mas penou com a EF-12 que, inclusive, deu uns bugs bizarros. Onoguchi-san diz que a EF-12 requer, no mínimo, uma placa GeForce com 1 GB de memória, mas a ATI de 512 MB do PC do meu trampo segurou as pontas, sem tropeço. Ponto: UFE.

Modos de jogo: Enquanto a UFE não aparecer com sua prometida versão de jogabilidade totalmente 3D, o Tatsumaki-Senpuukyaku da EF-12 não pode ser bloqueado. A EF-12 permite jogar em modos 2.5D (Tipo SF4, MK 9/X, Killer Instinct ONE) e 3D (Tekken, Virtua Fighter, Soul Calibur...), e permite que personagens diferentes tenham configurações diferentes de botões, tipo: Um personagem que use os controles de Virtua Fighter contra outro que use os controles de Street Fighter: 3 botões contra 6 botões. Já a UFE só permite, por enquanto, o modo 2.5D, na premissa de ser o "Mugen do Futuro". Ponto: EF-12.

Recursos: Psycho Crusher da UFE! Enquanto que, por ser uma engine "per se", a EF-12 precisa de que o usuário converta personagens, cenários, animações e o escambau para os formatos usados pela engine, a UFE, por ser uma ferramenta para Unity, pode usar qualquer personagem/cenário/animação/escambau para a Unity! E não é pouca coisa, acabei de baixar um pacotão que, descompactado, passa dos 12 GB, só de animações para o sistema Mecanim da Unity, com o qual a UFE é compatível! Em resumo, é MUITO mais fácil achar recursos pra Unity e colocar na UFE sem problema, do que achar recursos naturalmente compatíveis com a EF-12 (Que não precisem passar por uma conversão antes). Ponto: UFE.

Facilidade de manuseio: Pilão Giratório da EF-12! Mudar os aspectos de um personagem são muito mais fáceis na EF-12, que teve a sacada genial de usar planilhas de cálculo (As famosas "planilhas do Excel") como forma de se poder modificar qualquer coisa no jogo. Mexer na UFE, contudo, pra quem sabe programar na Unity, é fácil. Já pra quem não sabe... Ponto: EF-12

Fator BR: Especial de provocações do Dan. Não tem jeito, a UFE surgiu no Brasil, AQUI É BR, CARAI !!! Ponto: UFE

Gráficos: Se a EF-12 exige placa gráfica, não é por qualquer coisa. Possui vários tipos de shaders, inclusive suporte a cel-shading (Aquele recurso que faz o gráfico parecer um desenho animado), e o nível gráfico é tipo Playstation 3. Você pode converter um personagem do Daz 3D sem maiores problemas. Os gráficos da UFE também são muito bons, mas duvido que permitam o mesmo nível de detalhamento. Um verdadeiro Choque do Blanka. Ponto: EF-12.

Física: Uns tapas de sumô da UFE, pelo pouco que eu vi até agora. Até onde eu vi, como a maioria dos personagens para Unity já vêm com seus "rigs" prontos, a física detalhada do personagem se comporta melhor na UFE do que na EF-12, Um fã de Vocaloid colocou suas personagens preferidas do MikuMikuDance na engine, mas se esqueceu de que tinha que fazer o "rigging" dos cabelos e das roupas, que ficaram todos duros feito peças de papelão. O mesmo aconteceu com uma personagem que usava um kimono com mangas compridas, as mangas pareciam dois pedaços de papelão grudados nos braços. Resumo da ópera, tem que fazer o rigging na EF-12, já na UFE, não. Ponto: UFE.

RESULTADO GERAL: Ambas as engines são boas e podem melhorar ainda mais. Mas, como os fatores mais importantes para mim (Preço, Modos de Jogo, Facilidade de Manuseio) foram dominados pela EF-12, EU escolho a EF-12. Mês que vem já posso me esbaldar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário